Oficinas regionais, influências de muitas e desvairadas partes: o caso dos suportes de madeira das pinturas maneiristas de Belchior de Matos da ermida de Geraldes (Peniche, Portugal)

António João Cruz, Elisabete Ferreira, Alexandra Lauw, Carla Rego, Helena Pereira, "Oficinas regionais, influências de muitas e desvairadas partes: o caso dos suportes de madeira das pinturas maneiristas de Belchior de Matos da ermida de Geraldes (Peniche, Portugal)", Ge-conservación, 17, 2020, pp. 82-99, doi:10.37558/gec.v17i1.700

 

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Resumo As duas pinturas, representando Santa Luzia e o Martírio de São Sebastião, feitas por Belchior de Matos (c. 1570-1628) para uma pequena ermida de Peniche, no início do século XVII, têm suportes de madeira que as primeiras observações, realizadas no âmbito de uma intervenção de conservação e restauro, sugeriram ter excelente qualidade e influências de construção que contrastam com o que seria expectável numa encomenda menor de um modesto e mal pago artista de província. Por isso, com o objectivo de aprofundar o caso e contribuir para o conhecimento das pequenas oficinas regionais de pintura do período maneirista, foi feito um estudo pormenorizado desses suportes, incluindo a moldura e a camada de preparação, com recurso a métodos laboratoriais (observação com lupa binocular, fotografia, dendrocronologia, microscopia óptica e FTIR). Concluiu-se, efectivamente, que os painéis mostram que as oficinas regionais de pintura, ao contrário do que se poderia prever, não funcionavam necessariamente isoladas e fechadas sobre si próprias e podiam ter um diversificado conhecimento técnico que, além de soluções originais, envolvia práticas com diferentes origens geográficas, do norte ao sul da Europa, que, com mais estudos de casos, importa esclarecer até que ponto estavam ou não consolidadas em Portugal.
Title Provincial workshops, influences from many and varied parts of the world: the case of the wooden supports of Belchior de Matos’ Mannerist paintings of Geraldes’ church (Peniche, Portugal)
Abstract The present paper focuses on the study of two paintings, representing Saint Lucy and the Martyrdom of Saint Sebastian, made by Belchior de Matos (c. 1570-1628), for a small church in Peniche, in the early 17th century. The first observations made in the context of a conservation-restoration intervention showed that the wooden supports had an excellent quality and construction influences that contrast with what would be expected in a small commission to a modest and underpaid provincial artist. Thus, a detailed study of these supports, including the frame and the ground layer, was made using analytical techniques (observation with binocular loupe, photography, dendrochronology, optical microscopy and FTIR) in order to develop further the practices of small provincial painting workshops of the Mannerist period. In fact, contrary to what might be expected, the panels show that these workshops did not necessarily work in isolation but that they possessed a diversified technical knowledge that, besides original solutions, included practices from different geographical origins, from northern to southern Europe. With more case studies, it is important to clarify the extent to which they were or were not consolidated in Portugal.
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