Desenvolvimento de uma metodologia para a interpretação de espectros de microfluorescência de raios x dispersiva de energia (EDXRF): análise de um conjunto de pigmentos de referência e estudo da sua composição elementar

Sandra Saraiva, António João Cruz, Ana Calvo, "Desenvolvimento de uma metodologia para a interpretação de espectros de microfluorescência de raios x dispersiva de energia (EDXRF): análise de um conjunto de pigmentos de referência e estudo da sua composição elementar", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 6, 2014, pp. 115-139, doi:10.7559/ecr.6.7514

 

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Resumo Um dos principais métodos de analise usados na identificação de pigmentos e a espectrometria de fluorescência de raios X dispersiva de energia (EDXRF). A sua relevância suscitou o interesse pelo desenvolvimento de uma metodologia de interpretação de espectros de EDXRF que permita minimizar os principais problemas resultantes da sua aplicação no estudo de obras de arte no âmbito da Conservação. Como primeira abordagem nesse sentido apresenta-se um conjunto de espectros de 74 pigmentos, que assim fica já disponível para referência, de que fazem parte muitos que mostram significativas diferenças entre o que se esperava e o que efectivamente surge nesses espectros. Alem de se discutirem os principais casos nessa situação, e ainda chamada a atenção para outros que, numa situação de análise real de uma obra, provavelmente originariam interpretações incorretas.
Title Development of a methodology for the interpretation of energy dispersive x ‑ray fluorescence spectra (EDXRF): analysis of a set of reference pigments and study of its elementaL composition
Abstract One of the major analytical techniques used in the identification of pigments is the energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry (EDXRF). Its relevance aroused the interest in the development of a methodology for interpreting EDXRF spectra that allows minimization of the main problems arising from its application to the study of works of art within the Conservation context. As a first approach, a set of 74 spectra of pigments is presented, which becomes thus available for reference, who show many spectra with significant differences between what was expected and what actually occurs. In addition to discussing the major cases in this situation, is still called attention to others that, in an event of real analysis of a work of art, probably originate misinterpretation
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