As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa

Pag Maria Aguiar, Ana Calvo Manuel, António João Cruz, "As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa", in Maria João Neto, Marize Malta (ed.), Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções, Caleidoscópio, Casal de Cambra, 2016, ISBN 978-989-658-428-3, pp. 225-234

 

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Resumo Várias obras de pintura e desenho de Aurélia de Sousa (1866-1920) são estudadas a fim de se compreender os contextos da Academia Portuense de Belas Artes e da Academia Julian e esclarecer algumas questões de proveniência e datação. As diferenças entre as duas fases são também discutidas com base no estudo dos materiais utilizados» designadamente as telas» os estratos preparatórios aplicados a esses suportes e as tintas.
Abstract A set of paintings and drawings from Aurélia de Sousa (1866-1920) are studied in order to understand the contexts of the Oporto Academy of Fine Arts and of the Academy Julian» as also to enlighten some provenance and date uncertainties. Differences among both periods are also discussed based on a scientific study upon the materiais used on the paintings» namely» canvases, ground layers and pigments.
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