Metodologia e linguagem de trabalhos académicos

Ser ou não ser luz

Muitos métodos de exame e análise das obras de arte, e não só, baseiam-se na interacção entre a radiação electromagnética e a matéria.

A radiação electromagnética, ou seja o fluxo de energia através do espaço, do ponto de vista prático pode ser caracterizada precisamente pela energia transportada ou pelo comprimento de onda da oscilação associada – parâmetros que variam inversamente um em relação ao outro. Com base nos mesmos, distinguem-se, por exemplo, os raios X, a radiação ultravioleta, a radiação visível e a radiação infravermelha – sucessivamente com maior comprimento de onda e menor energia.

A radiação visível, aquela que tem a particularidade de a podermos ver, é também designada como luz visível e a radiação ultravioleta e a radiação infravermelha por luz ultravioleta e luz infravermelha, respectivamente, o mesmo acontecendo noutros idiomas, como, por exemplo, em inglês, obviamente com os correspondentes termos. Tais designações alternativas, em que o termo luz é usado como sinónimo de radiação electromagnética, são relativamente frequentes e encontram-se em obras reputadas – por exemplo, Luís Miguel Bernardo, Histórias da Luz e das Cores. Volume III, Porto, Editora da Universidade do Porto, 2010, pp. 179-180; Mark D. Licker, McGraw-Hill Encyclopedia of Science & Technology, 10.ª ed., New York, McGraw-Hill, 2007, vol. 10, p. 16. Porém, não obstante estes exemplos, não me parece que rigorosamente essas designações sejam as mais adequadas.

É que luz no sentido mais restrito do termo é apenas sinónimo de radiação visível – único sentido que é registado noutras obras igualmente reputadas (por exemplo, John Daintith, Elizabeth A. Martin, A Dictionary of Science, 6.ª ed., Oxford, Oxford University Press, 2010, p. 476; ASTM Dictionary of Engineering Science & Technology, 10.ª ed., West Conshohocken, ASTM International, 2005, pp. 347-348).

Neste contexto mais rigoroso, luz visível é um pleonasmo, pois luz por definição já é visível, enquanto luz ultravioleta e luz infravermelha são contradições, pois a radiação ou bem que é luz ou bem que é radiação ultravioleta ou radiação infravermelha.