Metodologia e linguagem de trabalhos académicos

Apresentação

Há já alguns anos que em diversos contextos de natureza académica e profissional venho fazendo, no essencial, os mesmos comentários e as mesmas sugestões. Com efeito, a respeito de dissertações de doutoramento ou de mestrado, de artigos, de relatórios, de apresentações orais e de pequenos cursos, tenho chamado a atenção, com diferente desenvolvimento, variável importância e diversa forma, para determinados instrumentos de trabalho, certas normas de metodologia ou estilo e erros comuns de forma ou conteúdo, muitos deles relacionados com aspectos de nomenclatura e rigor no uso da terminologia técnica. Geralmente esses comentários e sugestões, directa ou indirectamente, surgem em trabalhos relacionados com a Conservação e Restauro e muitas vezes envolvem o uso de métodos de exame e análise. No entanto, de uma forma geral, possivelmente terão igualmente interesse ou aplicação noutros contextos.

A frequência com que tenho que fazer esses comentários e sugestões resulta directamente de tais assuntos de terminologia e de natureza metodológica, especialmente os que estão relacionados com os novos recursos, raramente serem tratados directa e sistematicamente nos currículos do ensino superior, pelo menos na área da Conservação e Restauro. O contexto geral de falta de rigor e exigência em que nos movemos, especialmente no que diz respeito à escrita, é mais um outro factor a contribuir para essa situação.

Com os objectivos de evitar repetir um sem-número de vezes esses comentários, poder desenvolvê-los mais e tentar contribuir para a minimização desses problemas, em tempos iniciei no meu blogue uma série de notas a esse respeito. Não tinham essas notas qualquer plano previamente definido e incidiram sobre assuntos ditados apenas pelas circunstâncias. Além disso, a sua sequência não seguiu a importância dos assuntos ou a ordem a que deveriam obedecer num trabalho sistemático e organizado com princípio, meio e fim. No momento em que este site foi reformulado, trouxe essas notas para aqui e revi-as.

A essas notas junto aqui outras que, enquanto director da revista “Conservar Património”, escrevi para a página da revista no Facebook.

Algumas das notas são sobre questões de pormenor que parecem insignificantes. Será verdade, mas igualmente é verdade que, ainda que o todo não seja a soma das partes, não há trabalho bem feito se não houver rigor nos seus pormenores.

Lista das notas aobre Metodologia e linguagem de trabalhos académicos

PS — Algumas destas notas abordam os mesmos assuntos, ainda que de forma mais desenvolvida, que as notas aqui apresentadas sobre Erros comuns de escrita.