A matéria da imagem

Arrependimento

Correcção ou mudança de composição, com extensão limitada, feita pelo pintor durante a execução da obra. Localmente, dá origem a um número de camadas cromáticas superior ao que se verificaria na ausência do arrependimento, pelo que numa radiografia geralmente se traduz por uma mancha de menor densidade radiográfica com forma que não corresponde aos motivos visíveis à superfície. Nalguns casos os arrependimentos são detectáveis por observação à luz rasante ou, em situações mais raras, são directamente visíveis devido ao aumento da transparência das camadas cromáticas superficiais.

Por vezes, é visto como uma manifestação da liberdade do artista. De qualquer modo, dá conta das indecisões do pintor. A sua ocorrência é tanto mais provável quanto menos elaborado e detalhado é o desenho e o trabalho de composição da obra, sendo frequentemente detectados arrependimentos em obras executadas alla prima. Têm sido sobretudo revelados em quadros de pintores venezianos que dão preferência ao colorido em relação ao desenho. Em princípio, não é previsível numa cópia.

O arrependimento distingue-se do repinte pelo facto de este ser feito depois de concluída a obra.

Tradução

pentimento ou pentiment / repentir / pentimento / arrepentimiento

Bibliografia

Kirsh, A.; Levenson, R. S., Seeing Through Paintings. Physical Examination in art historical studies, New Haven – London, Yale University Press, 2000.