Entre a tradição e a modernidade: os pigmentos ao dispor dos artistas e o conhecimento sobre esses materiais em Portugal no início do século XX

Pag António João Cruz, "Entre a tradição e a modernidade: os pigmentos ao dispor dos artistas e o conhecimento sobre esses materiais em Portugal no início do século XX", ECR – Estudos de Conservação e Restauro, 1, 2009, pp. 93-112, doi:10.34618/ecr.1.3168

 

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Resumo Sob a forma de dicionário, são apresentados uns apontamentos manuscritos elaborados provavelmente na década de 1920 sobre a composição dos pigmentos utilizados em pintura e equivalências entre os respectivos nomes. O seu autor, não identificado, tinha experiência de preparação de pigmentos e significativos conhecimentos de química. O dicionário, com cerca de 150 entradas, pretende constituir um instrumento de trabalho útil para a interpretação das referências a pigmentos em fontes documentais da época. Além disso, permite saber quais os pigmentos com que poderá lidar uma intervenção de conservação e restauro de pintura do início do século XX.
Abstract In this paper some notes are presented in a dictionary format about composition of pigments
applied in painting and their actual equivalence. These manuscripts were probably written
in the 1920’s and their non-identified author had considerable experience in pigments’
preparation and also solid chemistry knowledge. The dictionary presents 150 entries and
aims to become a useful tool for the interpretation of pigments references in documental
sources from this time. Besides it allows identifying the pigments a conservator-restorer
may find while performing a conservation intervention on an early 20th century painting.
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