Ciarte > Publicações >

Publicações segundo o local de publicação — Livros

Apenas Livros, Lisboa ^

António João Cruz, As Cores dos Artistas. História e Ciência dos Pigmentos Utilizados em Pintura, Lisboa, Apenas Livros, 2004, 44 pp. ISBN 972-8777-79-5 +

Archetype Publications, London ^

Ana Cudell, António João Cruz, Ana Martins, Jorgelina Carballo, Ana Calvo, Sandra Saraiva, “Materials and painting processes of Pedro Cabrita Reis: the artist’s memory versus materials analysis”, in S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis (ed.), The Artist's Process. Technology and Interpretation, London, Archetype Publications, 2012, pp. 212-214 +

Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, João Coroado, Maria Eduarda Araújo, “Ground layers in Portuguese Baroque polychrome wooden sculptures: analytical results versus documentary sources”, in S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis (ed.), The Artist's Process. Technology and Interpretation, London, Archetype Publications, 2012, pp. 200-201 +

Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, Jana Sanyova, António Candeias, José Mirão, Sara Valadas, “Regraxar or glazing: aspects of this technique in a group of Portuguese paintings attributed to Francisco João (active 1563–95)”, S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis (ed.), The Artist's Process. Technology and Interpretation, London, Archetype Publications, 2012, pp. 195-197 +

ARP - Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal, Lisboa ^

António João Cruz, “O risco da arte – A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete”, in A Conservação e o Restauro do Património - Riscos, Prevenção, Segurança, Ética, Lei, Lisboa, ARP, [2002], pp. 27-41 +

Associação Portuguesa de Historiadores da Arte

José Mendes, António João Cruz, António José Candeias, José Mirão, “Os azuis na pintura de Nuno Gonçalves”, in Begoña Farré Torras (ed.), IV Congresso de História da Arte Portuguesa, Lisboa, Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, 2014, pp. 225-231 +

Brepols Publishers

Luís Urbano Afonso, António João Cruz, Débora Matos, “"O livro de como se fazem as cores" or a medieval Portuguese text on the colours for illumination: a review”, in Ricardo Córdoba (ed.), Craft Treatises and Handbooks. The Dissemination of Technical Knowledge in the Middle Ages, Turnhout, Brepols Publishers, 2013, pp. 93-105 +

Caleidoscópio, Casal de Cambra ^

Maria Aguiar, Ana Calvo Manuel, António João Cruz, “As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa”, in Maria João Neto, Marize Malta (ed.), Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções, Caleidoscópio, Casal de Cambra, 2016, pp. 225-234 +

CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Porto ^

Carolina Barata, António João Cruz, Fernando Tavares Rocha, “Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do Noroeste de Portugal – primeiros resultados”, in Gonçalo Vasconcelos e Sousa, Eduarda Vieira (ed.), Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, CITAR, 2012, pp. 40-50 +

António João Cruz, “Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”, in Gonçalo Vasconcelos e Sousa, Eduarda Vieira (ed.), Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, CITAR, 2012, pp. 15-24 +

ICOM ^

Helena Pinheiro de Melo, Jana Sanyova, António João Cruz, “An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions”, in Janet Bridgland (ed.), Preprints of the ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisbon, ICOM, 2011, paper 0105 +

Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, Lisboa ^

António João Cruz, “O restauro de pintura em Portugal no tempo de Luciano Freire”, in Jorge Custódio (org.), 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, Lisboa, IGESPAR, 2010, pp. 117-122 +

António João Cruz, “Luciano Freire (1864-1934)”, in Jorge Custódio (org.), 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, Lisboa, IGESPAR, 2010, pp. 138-139 +

Instituto Português de Museus, Lisboa ^

António João Cruz, “Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre (Segundo estudo)”, in Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, Lisboa, Instituto Português de Museus, 2003, pp. 36-48 +

António João Cruz, “Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre”, in Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, Lisboa, Instituto Português de Museus, 2003, pp. 22-35 +

António João Cruz, “A matéria de que é feita a pintura: sobre algumas obras de Mário Eloy”, in Raquel Henriques da Silva (coordenação), Mário Eloy. Exposição Retrospectiva, Lisboa, Museu do Chiado, 1996, pp. 37-57 +

António João Cruz, “Do certo ao incerto: o estudo laboratorial e os materiais do políptico de S. Vicente”, in Nuno Gonçalves. Novos Documentos. Estudo da pintura portuguesa do séc. XV, Lisboa, Instituto Português de Museus – Reproscan, 1994, pp. 41-45 +

João M. Peixoto Cabral, António João Cruz, Isabel Ribeiro, “Alguns problemas de autenticidade e datação”, in Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1993, pp. 515-527 +

João M. Peixoto Cabral, Isabel Ribeiro, António João Cruz, “Características técnicas da pintura de Silva Porto”, in Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1993, pp. 495-514 +

João M. Peixoto Cabral, António João Cruz, “As assinaturas e os formatos das pinturas de Silva Porto”, in Silva Porto, 1850-1893. Exposição Comemorativa do Centenário da Sua Morte. Museu Nacional de Soares dos Reis, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1993, pp. 482-494 +

Instituto Português do Património Arquitectónico, Lisboa ^

António João Cruz, Da sombra para a luz – Materiais e técnicas da pintura de Bento Coelho da Silveira, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999, 86 pp. ISBN 972-8087-66-7 +

António João Cruz, “Análise geoquímica da coluna de amostragem D (camadas A/B/C - Eb) da gruta do Caldeirão”, in João Zilhão (ed.), Gruta do Caldeirão. O Neolítico Antigo, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 1992, pp. 203-215 +

António João Cruz, “O teor em flúor nos ossos da gruta do Caldeirão”, in João Zilhão (ed.), Gruta do Caldeirão. O Neolítico Antigo, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 1992, pp. 217-222 +

Italian Association of Conservation Scientists, Rome ^

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “Green pigments: tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature”, in A. Macchia, E. Greco, B. A. Chiarandà, N. Barbabietola (ed.), YOCOCU. Contribute and Role of Youth in Conservation of Cultural Heritage, Rome, Italian Association of Conservation Scientist, 2011, pp. 307-318 +

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature”, in Andrea Macchia, Ernesto Borrelli, Luigi Campanella (org.), YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage. Proceedings, Rome, Italian Association of Conservation Scientists - Italian Society of Chemistry, 2009, pp. 44-50 +

Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid ^

Ana Cudell, Patrícia Moreira, Margarida Rossi, Ana Martins, Jorgelina Carballo, Manuela Pintado, Ana Calvo, António João Cruz, “Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos”, in Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada, Madrid, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2010, pp. 271-282 +

Seminario de Arqueología y Etnología Turolense, Teruel ^

Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão Aguiar, António João Cruz, Ana Maria Calvo Manuel, Jorgelina Carballo Martinez, "Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma artista esquecida num tempo de mudanças técnicas", in M. E. S. Carrasco, R. L. Romero, M. A. C. Díaz-Tendero, J. C. C. García (ed.), VIII Congreso Ibérico de Arqueometría. Actas, Teruel, Seminario de Arqueología y Etnología Turolense, 2010, pp. 113-122 +

Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa ^

M. L. Matias, A. P. Carvalho, J. Pires, A. J. Cruz, M. Ramalho, “Caracterização de argamassas antigas. Estudo de alguns exemplares da igreja de S. Gião (Nazaré)”, in 7.º Encontro da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa, Instituto Superior Técnico, 2005, pp. 115-118 +

Section Française de l'Institut International de Conservation (SFIIC), Paris ^

Ana Cudell, Jorgelina Carballo, António João Cruz, Ana Martins, Ana Calvo, Sandra Saraiva, “Conservation of a contemporary painting. Scientific analysis and intervention on a neorealist painting by Júlio Pomar”, in Art d’Aujourd’hui - Patrimoine de Demain. Conservation et Restauration des Oeuvres Contemporaines, Paris, SFIIC, 2009, pp. 330-331 +

Universidade de Coimbra ^

António João Cruz, “A cor de uma escultura”, in Catarina Gersão de Alarcão, Introdução ao Estudo Material e à Conservação da Escultura em Pedra e Madeira, Coimbra, Instituto de Arqueologia / Faculdade de Letras, 2002, pp. 20-22 +

António João Cruz, “Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo”, in Henrique Vilaça Ramos (coordenação), Actas do Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X, Coimbra, Universidade de Coimbra, 1996, pp. 83-103 +

Universidade de Évora ^

António João Cruz, “Os pigmentos naturais utilizados em pintura”, in Alexandra Soveral Dias, António Estêvão Candeias (org.), Pigmentos e Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências, Évora, Universidade de Évora, 2007, pp. 5-23 +

Universidade Federal do Rio de Janeiro ^

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica”, in Livro de Anais. Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009, pp. 385-391 +

Universidade de Lisboa ^

António João Cruz, "A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 297-306 +

Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, António Candeias, José Mirão, Ana Margarida Cardoso, Sara Valadas, "Os estratos preparatórios nas obras do pintor eborense Francisco João (act. 1563-1595)", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 143-153 +

José Mendes, António João Cruz, Maria Luísa Carvalho, António José Candeias, José Mirão, "As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 107-114 +

Ana Calvo, Sonia Santos, Margarita San Andrés, Maria João Sousa, António João Cruz, "Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la península ibérica", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 95-106 +

Patrícia Monteiro, António João Cruz, “Breve Tratado de Iluminação composto por um religioso da ordem de Cristo”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 237-286 +

Paula M. Gonçalves, João Pires, Ana P. Carvalho, Maria Helena Mendonça, António João Cruz, “Theory vs practice: synthesis of red lead following ancient recipes”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 201-210 +

Paula M. Gonçalves, João Pires, Ana P. Carvalho, Maria Helena Mendonça, António João Cruz, “Theory vs practice: synthesis of white lead following ancient recipes”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 185-200 +

António João Cruz, Patrícia Monteiro, “Sobre um tratado inédito de pintura da primeira metade do século XVII: o 'Breve Tratado de Iluminação', composto por um religioso da Ordem de Cristo”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 147-169 +

António João Cruz, “Em busca da origem das cores de 'O Livro de Como se Fazem as Cores': sobre as fontes de um receituário português medieval de materiais e técnicas de pintura”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 75-85 +

Universidade do Porto ^

António João Cruz, João Pires, Ana Paula Carvalho, Manuela Brotas de Carvalho, “Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus - O caso do chumbo”, in Armando Coelho Ferreira da Silva, Paula Menino Homem (org.), Ligas Metálicas. Investigação e Conservação, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2008, pp. 91-105 +

 

Universidade Nova de Lisboa ^

António João Cruz, “Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo”, in 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa, Universidade Nova, 1995, pp. 32-33 +

António João Cruz, “A radiografia no Laboratório para o Exame das Obras de Arte, do Museu Nacional de Arte Antiga (1936-1965)”, in 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa, Universidade Nova, 1995, pp. 61-62 +