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Qual o significado de algumas marcas incisas no reverso dos suportes de madeira de pinturas antigas?

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Referência Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, “Qual o significado de algumas marcas incisas no reverso dos suportes de madeira de pinturas antigas?”, Conservar Património, 26, 2017, pp. 91-101, doi:10.14568/cp2017014
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Resumo Algumas marcas incisas, de carácter tosco e caracterizadas por linhas a direito, entrecruzadas ou paralelas, incisas no reverso dos suportes de madeira de pinturas antigas de colecções portuguesas, de que se apresenta o respectivo levantamento bibliográfico, têm sido relacionadas com o fabrico ou a qualidade dos painéis, mas o facto de essas marcas não prosseguirem entre as tábuas de um mesmo suporte mostra que são anteriores à construção dos painéis. Como parece surgirem apenas sobre carvalho do Báltico e sobre superfícies não tratadas resultantes de débito por clivagem, deverão estar relacionadas com o abate das árvores e obtenção da madeira ou o seu comércio, como propõem J.-A. Glatigny e M. Rief, e não são marcas relacionadas com o fabrico dos painéis como têm sido consideradas.
Abstract What is the meaning of some of the marks incised in the back of Old panel paintings?

A bibliographic survey of incised marks of a rough appearance, creating straight parallel or intersecting lines, found on the back of Portuguese oak panel paintings is presented. Although Portuguese literature on this matter mostly suggests that these marks are related to the quality of the wood or to a panelmaker’s workshop, the fact that most of them do not proceed between adjacent boards, indicates that they were made prior to panel construction. Since they appear exclusively on Baltic oak and on cleaved untreated surfaces, they must be connected to oak wood cutting, exploitation and trade, notably in the Baltic region, as suggested by J-A. Glatigny and M. Rief, and are not marks related to the manufacture of the panels as they have been previously considered.
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