Ciarte > Publicações >

Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final

< | >
Referência Ana Brito, Ana Calvo, António João Cruz, "Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 6, 2014, pp. 248-274, doi: 10.7559/ecr.6.7519
Editora URL
Publicação PDF
Resumo O presente artigo aborda o estudo de alguns processos criativos de Abel Salazar (1889-1946), baseado em fontes documentais, e reforçado por reconstruções técnicas pictóricas do autor. Aborda o estudo técnico e material da pintura de grande formato sobre tela Efeitos de luz num armazém, nomeadamente as características do suporte, preparação, desenho e pintura. Para este estudo recorreu-se a diferentes métodos de exame e analise, nomeadamente fotografia de luz do espectro visível, UV e IV a pintura; observação por microscopia ótica (MO) e analise com microscopia electrónica de varrimento com espectrometria de raios-X por dispersão de energia a (SEM-EDS) micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (micro-FTIR) de amostras recolhidas da obra. São apresentados os resultados analíticos que permitiram complementar a identificação.
Abstract This article discusses some of the creative processes of Abel Salazar (1889-1946), based on documentary sources and reinforced by reconstructions of pictorial techniques of the author. It addresses the technical and material study of a large format painting on canvas, Efeitos de luz num armazém, such as the characteristics of support, ground, drawing and painting. For this study we used different examination and analysis methods, namely photography of visible light spectrum, UV and IR to the painting; observation by optical microscopy (OM) and analysis with Scanning Electron Microscopy with X-ray microanalysis (SEM-EDS) and micro Fourier transform infrared spectroscopy (micro-FTIR) from samples taken from the piece. Analytical results are presented and complemented the identification of the technical procedures in order to determine the materials that constitute the canvas.