Ciarte > Publicações >

Materiais e técnica do painel representando a Visitação executado para o retábulo da capela de Santa Isabel (Porto), pelo pintor maneirista Diogo Teixeira

< | >
Referência Maria João Sousa, António João Cruz, “Materiais e técnica do painel representando a Visitação executado para o retábulo da capela de Santa Isabel (Porto), pelo pintor maneirista Diogo Teixeira”, ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 4, 2012, pp. 210-230
Publicação PDF
Resumo A pintura representando a Visitação, também conhecida como Visitação Maior, realizada em 1592 por Diogo Teixeira para a Capela de Santa Isabel da Misericórdia do Porto, considerada uma das obras mais importantes do pintor, foi objecto de estudo técnico que, além da observação directa, envolveu fotografia de fluorescência de ultravioleta, fotografia de infravermelho, radiografia, espectrometria de fluorescência de raios X e microscopia óptica. Verificou-se que o suporte e a camada de preparação têm características pouco comuns e que a pintura foi executada de modo relativamente simples usando pigmentos comuns. Os resultados são discutidos tendo em vista a caracterização do artista.
Abstract A painting representing the Visitation, made in 1592 by Diogo Teixeira for the Chapel of St. Elizabeth of the Santa Casa da Misericórdia of Oporto, considered one of the most important works of the painter, was the subject of a technical study that, in addition to the direct observation, included ultraviolet fluorescence photography, infrared photography, radiography, X-ray fluorescence spectrometry and optical microscopy. It was found that the support and the ground layer have unusual features and the paint was carried out in a relatively simple way with common pigments. The results are discussed in order to characterize the artist.
Citação RIS