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Publicações segundo a data

Aceite para publicação ^

António João Cruz, Erica Eires, Luís Dias, Teresa Desterro, Carla Rego, "Identification of vivianite, an unusual blue pigment, in a sixteenth century painting and its implications", Color Research & Application, doi:10.1002/col.22181

António João Cruz, "A Conservação e Restauro e os seus problemas: o caso revisitado dos Painéis de Tavira", capítulo de volume a publicar pela Câmara Municipal de Tavira

António João Cruz, Maria Teresa Desterro, Erica Eires, Sónia Costa, Carla Rego, "Ser ou não ser Metsys: o desenho subjacente do Tríptico da Vida de Cristo, de Tomar, e a sua atribuição autoral", Artis

2017 ^

António João Cruz, Francisca Figueira, Maria João Revez, “Sucessos de uma revista em 2017”, Conservar Património, 26, 2017, 7-9, doi:10.14568/cp26fm2 | RIS | PDF

Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, “Qual o significado de algumas marcas incisas no reverso dos suportes de madeira de pinturas antigas?”, Conservar Património, 26, 2017, 91-101, doi:10.14568/cp2017014 | RIS | PDF

António João Cruz, Maria João Revez, Francisca Figueira, “Sobre a importância das publicações para a conservação do Património”, Conservar Património, 25, 2017, pp. 7-10, doi:10.14568/cp25fm2 | RIS | PDF

António João Cruz, “Autêntico ou falso? Como podem os métodos laboratoriais ajudar a esclarecer”, Público, 28(9829), 2017-03-17, RIS | PDF

António João Cruz, João Freitas Coroado, Agnès Le Gac, Catarina Miguel, Maria Luísa Carvalho, “Caracterização material da escultura de Nossa Senhora de Fátima”, in João Freitas Coroado, Marco Daniel Duarte (ed.), Estudo Científico da Escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Santuário de Fátima, Fátima, 2017, pp. 98-127, RIS

2016 ^

António João Cruz, Francisca Figueira, Maria João Revez, “A revista 'Conservar Património' num ambiente de publicação internacional – a propósito da indexação na base de dados 'Scopus'”, Conservar Património, 24, 2016, pp. 7-10, doi:10.14568/cp24fm2 +

Ana Cristina Seco de Morais, António João Cruz, Carla Rego, “O contributo da conservação e restauro para o conhecimento da história de um objecto: o caso de um biombo com características orientais em madeira policromada”, Res Mobilis - Revista Internacional de Investigación en Mobiliario y Objetos Decorativos, 5(6-I), 2016, pp. 173-187 +

Maria Aguiar, Ana Calvo Manuel, António João Cruz, “As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa”, in Maria João Neto, Marize Malta (ed.), Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções, Caleidoscópio, Casal de Cambra, 2016, pp. 225-234 +

António João Cruz, Maria Teresa Desterro, “O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular: o caso do Instituto Politécnico de Tomar”, Conservar Património, 23, 2016, pp. 97-101, doi: 10.14568/cp2015026 +

Erica Eires, António João Cruz, Carla Rego, “O teatro da ética e da memória: problemas de intervenção no 'Tríptico da Vida de Cristo', da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys”, Conservar Património, 23, 2016, pp. 79-88, doi:10.14568/cp2015025 +

2015 ^

C. Barata, F. Rocha, A. J. Cruz, S. Andrejkovicová, S. Reguer, "Synchrotron X-ray diffraction of bole layers from Portuguese gilded baroque retables", Applied Clay Science, 116–117, 2015, pp. 39-45, doi:10.1016/j.clay.2015.08.012 +

António João Cruz, "A Química aplicada ao estudo das obras de arte: o passado e os desafios do presente", Química - Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 137, 2015, pp. 43-52 +

António João Cruz, Carla Rego, "Para a história do restauro de pintura em Portugal: as antigas intervenções no retrato de José António de Oliveira Machado, da Biblioteca Nacional de Portugal", Ge-Conservación, 7, 2015, pp. 5-13 +

2014 ^

Ana Brito, Ana Calvo, António João Cruz, "Estudo técnico da tela Efeitos de luz num armazém de Abel Salazar: um trabalho representativo da sua produção pictórica final", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 6, 2014, pp. 248-274, doi: 10.7559/ecr.6.7519 +

Sandra Saraiva, António João Cruz, Ana Calvo, "Desenvolvimento de uma metodologia para a interpretação de espectros de microfluorescência de raios x dispersiva de energia (EDXRF): análise de um conjunto de pigmentos de referência e estudo da sua composição elementar", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 6, 2014, pp. 115-139, doi: 10.7559/ecr.6.7514 +

Maria João Sousa, António João Cruz, Ana Calvo, "Estudo técnico e material do suporte das pinturas de Diogo Teixeira realizadas para o Mosteiro de Arouca", ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 6, 2014, pp. 38-59, doi: 10.7559/ecr.6.7523 +

José Mendes, António João Cruz, António José Candeias, José Mirão, “Os azuis na pintura de Nuno Gonçalves”, in Begoña Farré Torras (ed.), IV Congresso de História da Arte Portuguesa, Lisboa, Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, 2014, pp. 225-231 +

António João Cruz, Carla Rego, "Scientific study of an 18th century Portuguese painting on canvas and their old restoration: problems of date and authenticity of the current image", International Journal of Conservation Science, 5(4), 2014, pp. 479-492 +

Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, António Candeias, José Mirão, Ana Margarida Cardoso, Maria José Oliveira, Sara Valadas, “Problems of analysis by FTIR of calcium sulphate-based preparatory layers: the case of a group of 16th century Portuguese paintings”, Archaeometry, 56(3), 2014, pp. 513-526, doi: 10.1111/arcm.12026 +

António João Cruz, “Quem pode fazer conservação e restauro do património?”, Público, 25(8764), 11/4/2014, p. 49 +

2013 ^

Luís Urbano Afonso, António João Cruz, Débora Matos, “"O livro de como se fazem as cores" or a medieval Portuguese text on the colours for illumination: a review”, in Ricardo Cordoba (ed.), Craft Treatises and Handbooks. The Dissemination of Technical Knowledge in the Middle Ages, Turnhout, Brepols Publishers, 2013, pp. 93-105 +

António João Cruz, "A proveniência dos pigmentos utilizados em pintura em Portugal antes da invenção dos tubos de tintas: problemas e perspectivas", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 297-306 +

Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, António Candeias, José Mirão, Ana Margarida Cardoso, Sara Valadas, "Os estratos preparatórios nas obras do pintor eborense Francisco João (act. 1563-1595)", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 143-153 +

José Mendes, António João Cruz, Maria Luísa Carvalho, António José Candeias, José Mirão, "As preparações das pinturas atribuídas a Nuno Gonçalves", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 107-114 +

Ana Calvo, Sonia Santos, Margarita San Andrés, Maria João Sousa, António João Cruz, "Del Mediterráneo al Atlántico: algunas consideraciones sobre las preparaciones de la pintura sobre tabla en la península ibérica", in Vítor Serrão, Vanessa Antunes, Ana Isabel Seruya (ed.), As Preparações na Pintura Portuguesa. Séculos XV e XVI, Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2013, pp. 95-106 +

António João Cruz, “Conservation Publications - IIC member's reviews of international periodicals: Portugal”, News in Conservation, 35, 2013, pp. 17-19 +

Carolina Barata, Jorgelina Carballo, António João Cruz, João Coroado, Maria Eduarda Araújo, Maria Helena Mendonça, “Caracterização através de análise química da escultura portuguesa sobre madeira de produção erudita e de produção popular da época barroca”, Química Nova, 36(1), 2013, pp. 21-26, doi: 10.1590/S0100-40422013000100005 +

2012 ^

Clara Moura Soares, Rute Massano Rodrigues, António João Cruz, Carla Rego, “Conservação e destruição de pinturas dos conventos extintos em Portugal durante o século XIX”, ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 4, 2012, pp. 231-248 +

Maria João Sousa, António João Cruz, “Materiais e técnica do painel representando a Visitação executado para o retábulo da capela de Santa Isabel (Porto), pelo pintor maneirista Diogo Teixeira”, ECR - Estudos de Conservação e Restauro, 4, 2012, pp. 210-230 +

C. M. Soares, R. M. Rodrigues, A. J. Cruz, C. Rego, “Historical and material approach to the paintings at the Portugal National Library: contributions to the history of conservation and restoration of easel painting in the 19th century”, International Journal of Heritage in the Digital Era, 1(S1), 2012, pp. 283-288, doi: 10.1260/2047-4970.1.0.283 +

Carolina Barata, António João Cruz, Fernando Tavares Rocha, “Sobre os materiais utilizados na talha da época barroca do Noroeste de Portugal – primeiros resultados”, in Gonçalo Vasconcelos e Sousa, Eduarda Vieira (ed.), Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, CITAR, 2012, pp. 40-50 +

António João Cruz, “Ciência e Conservação: Alguns problemas de uma relação frequentemente conflituosa, mas necessária”, in Gonçalo Vasconcelos e Sousa, Eduarda Vieira (ed.), Actas do I Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Porto, CITAR, 2012, pp. 15-24 +

Vera Lory, Francisca Figueira, António João Cruz, “Comparative study of washing treatments for pastel drawings”, Restaurator, 33 (2), 2012, pp. 199-219, doi: 10.1515/res-2012-0009 +

Ana Cudell, António João Cruz, Ana Martins, Jorgelina Carballo, Ana Calvo, Sandra Saraiva, “Materials and painting processes of Pedro Cabrita Reis: the artist’s memory versus materials analysis”, in S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis (ed.), The Artist's Process. Technology and Interpretation, London, Archetype Publications, 2012, pp. 212-214 +

Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, João Coroado, Maria Eduarda Araújo, “Ground layers in Portuguese Baroque polychrome wooden sculptures: analytical results versus documentary sources”, in S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis (ed.), The Artist's Process. Technology and Interpretation, London, Archetype Publications, 2012, pp. 200-201 +

Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, Jana Sanyova, António Candeias, José Mirão, Sara Valadas, “Regraxar or glazing: aspects of this technique in a group of Portuguese paintings attributed to Francisco João (active 1563–95)”, S. Eyb-Green, J. H. Townsend, M. Clarke, J. Nadolny, S. Kroustallis (ed.), The Artist's Process. Technology and Interpretation, London, Archetype Publications, 2012, pp. 195-197 +

2011 ^

António João Cruz, “On some problems of the relationship between Science and Conservation”, e-Conservation, 22, 2011, pp. 8-13 +

Helena Pinheiro de Melo, Jana Sanyova, António João Cruz, “An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions”, in Janet Bridgland (ed.), Preprints of the ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisbon, ICOM, 2011, paper 0105 +

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “Green pigments: tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature”, in A. Macchia, E. Greco, B. A. Chiarandà, N. Barbabietola (ed.), YOCOCU. Contribute and Role of Youth in Conservation of Cultural Heritage, Rome, Italian Association of Conservation Scientist, 2011, pp. 307-318 +

2010 ^

Ana Cudell, Patrícia Moreira, Margarida Rossi, Ana Martins, Jorgelina Carballo, Manuela Pintado, Ana Calvo, António João Cruz, “Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos”, in Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada, Madrid, Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2010, pp. 271-282 +

Patrícia Monteiro, António João Cruz, “Breve Tratado de Iluminação composto por um religioso da ordem de Cristo”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 237-286 +

Paula M. Gonçalves, João Pires, Ana P. Carvalho, Maria Helena Mendonça, António João Cruz, “Theory vs practice: synthesis of red lead following ancient recipes”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 201-210 +

Paula M. Gonçalves, João Pires, Ana P. Carvalho, Maria Helena Mendonça, António João Cruz, “Theory vs practice: synthesis of white lead following ancient recipes”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 185-200 +

António João Cruz, Patrícia Monteiro, “Sobre um tratado inédito de pintura da primeira metade do século XVII: o 'Breve Tratado de Iluminação', composto por um religioso da Ordem de Cristo”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 147-169 +

António João Cruz, “Em busca da origem das cores de 'O Livro de Como se Fazem as Cores': sobre as fontes de um receituário português medieval de materiais e técnicas de pintura”, in Luís Urbano Afonso (ed.), The Materials of the Image. As Matérias da Imagem, Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» da Universidade de Lisboa, 2010, pp. 75-85 +

Maria Cunha Matos Lopes Pinto Leão Aguiar, António João Cruz, Ana Maria Calvo Manuel, Jorgelina Carballo Martinez, "Pintura em cartão no início do séc. XX em Portugal: Aurélia de Sousa, uma artista esquecida num tempo de mudanças técnicas", in M. E. S. Carrasco, R. L. Romero, M. A. C. Díaz-Tendero, J. C. C. García (ed.), VIII Congreso Ibérico de Arqueometría. Actas, Teruel, Seminario de Arqueología y Etnología Turolense, 2010, pp. 113-122 +

António João Cruz, “O restauro de pintura em Portugal no tempo de Luciano Freire”, in Jorge Custódio (org.), 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, Lisboa, IGESPAR, 2010, pp. 117-122 +

António João Cruz, “Luciano Freire (1864-1934)”, in Jorge Custódio (org.), 100 Anos de Património. Memória e Identidade. Portugal, 1910-2010, Lisboa, IGESPAR, 2010, pp. 138-139 +

António João Cruz, “O início da radiografia de obras de arte em Portugal e a relação entre a radiografia, a conservação e a política”, Conservar Património, 11, 2010, pp. 13-32 +

Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, Maria Eduarda Araújo, “The materials and techniques of polychrome baroque wooden sculpture: three works from Baião, Portugal”, International Journal of Conservation Science, 1(1), 2010, pp. 19-26 +

António Santos Silva, Patrícia Adriano, Ana Magalhães, João Pires, Ana Carvalho, António João Cruz, José Mirão, António Candeias, “Characterization of historical mortars from Alentejo’s religious buildings”, International Journal of Architectural Heritage, 4(2), 2010, pp. 138-154, doi: 10.1080/15583050903046322 +

2009 ^

Ana Cudell, Jorgelina Carballo, António João Cruz, Ana Martins, Ana Calvo, Sandra Saraiva, “Conservation of a contemporary painting. Scientific analysis and intervention on a neorealist painting by Júlio Pomar”, in Art d’Aujourd’hui - Patrimoine de Demain. Conservation et Restauration des Oeuvres Contemporaines, Paris, SFIIC, 2009, pp. 330-331 +

António João Cruz, “Entre a tradição e a modernidade: os pigmentos ao dispor dos artistas e o conhecimento sobre esses materiais em Portugal no início do século XX”, ECR – Estudos de Conservação e Restauro, 1, 2009, pp. 93-112 +

Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, “As cores de um painel do século XVI, da igreja matriz de Pavia (Mora, Évora), atribuído ao pintor Francisco João”, Conservar Património, 9, 2009, pp. 47-55 +

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica”, in Livro de Anais. Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências, Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009, pp. 385-391 +

Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, Maria Eduarda Araújo, Vítor Teixeira, “Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal”, Imagem Brasileira, 4, 2009, pp. 203-208 +

António João Cruz, “Os materiais usados em pintura em Portugal no início do século XVIII, segundo Rafael Bluteau”, Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 7-8, 2009, pp. 385-405 +

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature”, in Andrea Macchia, Ernesto Borrelli, Luigi Campanella (org.), YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage. Proceedings, Rome, Italian Association of Conservation Scientists - Italian Society of Chemistry, 2009, pp. 44-50 +

2008 ^

António João Cruz, João Pires, Ana Paula Carvalho, Manuela Brotas de Carvalho, “Utilização de materiais adsorventes na prevenção da alteração dos objectos metálicos expostos em museus - O caso do chumbo”, in Armando Coelho Ferreira da Silva, Paula Menino Homem (org.), Ligas Metálicas. Investigação e Conservação, Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2008, pp. 91-105 +

Carolina Barata, António João Cruz, Marta Ferro, “The visible image is not always correct: the differentiation of layers by optical microscopy in samples’ cross sections”, e-Conservation, 7, 2008, pp. 21-25 +

António João Cruz, João Pires, Ana P. Carvalho, M. Brotas de Carvalho, “Comparison of adsorbent materials for acetic acid removal in showcases”, Journal of Cultural Heritage, 9(3), 2008, pp. 244-252, doi: 10.1016/j.culher.2008.03.001 +

António João Cruz, Luís Urbano Afonso, “On the date and contents of a Portuguese medieval technical book on illumination: O livro de como se fazem as cores”, The Medieval History Journal, 11(1), 2008, pp. 1-28, doi: 10.1177/097194580701100101 +

2007 ^

António João Cruz, “Pigmentos e corantes das obras de arte em Portugal, no início do século XVII, segundo o tratado de pintura de Filipe Nunes”, Conservar Património, 6, 2007, pp. 39-51 +

Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, Maria Eduarda Araújo, “Os materiais e as técnicas usados numa escultura barroca, do Museu de Santa Maria de Lamas, representando São Domingos”, Conservar Património, 6, 2007, pp. 21-30 +

António João Cruz, “Em busca da imagem original: Luciano Freire e a teoria e a prática do restauro de pintura em Portugal cerca de 1900”, Conservar Património, 5, 2007, pp. 53-83 +

António João Cruz, “A cor e a substância: sobre alguns pigmentos mencionados em antigos tratados portugueses de pintura - pigmentos amarelos”, Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 6, 2007, pp. 139-160 +

Ana Paula Carvalho, João Pires, António João Cruz, Lourdes Matias, “Estudo e caracterização de argamassas, cerâmicas arquitectónicas e materiais pétreos – o contributo da química”, Património – Estudos, 10, 2007, pp. 81-87 +

João Pires, António João Cruz, “Techniques of thermal analysis applied to the study of Cultural Heritage”, Journal of Thermal Analysis and Calorimetry, 87(2), 2007, pp. 411-415, doi: 10.1007/s10973-004-6775-0 +

António João Cruz, “Os pigmentos naturais utilizados em pintura”, in Alexandra Soveral Dias, António Estêvão Candeias (org.), Pigmentos e Corantes Naturais. Entre as artes e as ciências, Évora, Universidade de Évora, 2007, pp. 5-23 +

2006 ^

António João Cruz, “Sobre o uso e o desuso de alguns termos relacionados com os materiais constituintes das obras de arte”, Conservar Património, 3-4, 2006, pp. 73-78 +

António João Cruz, “Para que serve à história da arte a identificação dos pigmentos utilizados numa pintura?”, Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 5, 2006, pp. 445-462 +

António João Cruz, “A oficina do artista, ou as relações entre a ciência e a arte a propósito de uma imagem”, Interacções, 3, 2006, pp. 87-101 +

2005 ^

António João Cruz, João Pires, Ana P. Carvalho, M. Brotas de Carvalho, “Physical adsorption of H2S related to the conservation of works of art: the role of the pore structure at low relative pressure”, Adsorption, 11(5-6), 2005, pp. 569-576, doi: 10.1007/s10450-005-5614-3 +

António João Cruz, “Imagens em transformação: os painéis da igreja de Santa Maria, de Tavira, encontrados na ermida de São Pedro, e os problemas colocados pelo seu restauro e estudo laboratorial”, Conservar Património, 2, 2005, pp. 29-53 +

António João Cruz, “A pintura de Columbano segundo as suas caixas de tintas e pincéis”, Conservar Património, 1, 2005, pp. 5-19 +

M. L. Matias, A. P. Carvalho, J. Pires, A. J. Cruz, M. Ramalho, “Caracterização de argamassas antigas. Estudo de alguns exemplares da igreja de S. Gião (Nazaré)”, in 7.º Encontro da Divisão de Catálise e Materiais Porosos da Sociedade Portuguesa de Química, Lisboa, Instituto Superior Técnico, 2005, pp. 115-118 +

2004 ^

António João Cruz, João Pires, Ana P. Carvalho, M. Brotas de Carvalho, “Studies on the adsorption of acetic acid by activated carbons, zeolites and other adsorbent materials related with the preventive conservation of lead objects in museums showcases”, Journal of Chemical and Engineering Data, 49(3), 2004, pp. 725-731, doi: 10.1021/je034273w +

António João Cruz, “As cores vitruvianas. Os materiais da pintura mural romana segundo o tratado de Vitrúvio”, Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, 3, 2004, pp. 67-86 +

António João Cruz, As Cores dos Artistas. História e Ciência dos Pigmentos Utilizados em Pintura, Lisboa, Apenas Livros, 2004, 44 pp. ISBN 972-8777-79-5 +

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António João Cruz, “Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre (Segundo estudo)”, in Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, Lisboa, Instituto Português de Museus, 2003, pp. 36-48 +

António João Cruz, “Análise química das cruzes processionais e de altar em cobre ou liga de cobre”, in Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Metais. Cruzes Processionais. Século XII-XVI, Lisboa, Instituto Português de Museus, 2003, pp. 22-35 +

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António João Cruz, “A matéria de que é feita a arte. Contribuições para o estudo da pintura portuguesa”, Química. Boletim da Sociedade Portuguesa de Química, 84, 2002, pp. 39-44 +

António João Cruz, “O risco da arte – A toxicidade dos materiais utilizados na execução e conservação das pinturas de cavalete”, in A Conservação e o Restauro do Património - Riscos, Prevenção, Segurança, Ética, Lei, Lisboa, ARP, [2002], pp. 27-41 +

António João Cruz, “A cor de uma escultura”, in Catarina Gersão de Alarcão, Introdução ao Estudo Material e à Conservação da Escultura em Pedra e Madeira, Coimbra, Instituto de Arqueologia / Faculdade de Letras, 2002, pp. 20-22 +

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António João Cruz, “Se cada obra de arte é única, porquê estudar materialmente conjuntos de obras?”, Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, 10-11, 2001, pp. 28-31 +

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António João Cruz, Da sombra para a luz – Materiais e técnicas da pintura de Bento Coelho da Silveira, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 1999, 86 pp. ISBN 972-8087-66-7 +

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António João Cruz, “As exposições temporárias e o estudo laboratorial das obras de arte”, Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, 8-9, 1998, pp. 60-63 +

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António João Cruz, “Aplicações não convencionais da radiação infravermelha no exame de objectos museológicos”, Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, 6, 1997, pp. 4‑5 +

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António João Cruz, “Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo”, in Henrique Vilaça Ramos (coordenação), Actas do Simpósio Comemorativo do Centenário da Descoberta dos Raios X, Coimbra, Universidade de Coimbra, 1996, pp. 83-103 +

António João Cruz, “A matéria de que é feita a pintura: sobre algumas obras de Mário Eloy”, in Raquel Henriques da Silva (coordenação), Mário Eloy. Exposição Retrospectiva, Lisboa, Museu do Chiado, 1996, pp. 37-57 +

António João Cruz, “Da química à conservação preventiva: a corrosão dos metais”, Boletim da Associação para o Desenvolvimento da Conservação e Restauro, 4, 1996, pp. 5-7 +

1995 ^

António João Cruz, “Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo”, in 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa, Universidade Nova, 1995, pp. 32-33 +

António João Cruz, “A radiografia no Laboratório para o Exame das Obras de Arte, do Museu Nacional de Arte Antiga (1936-1965)”, in 100 Anos da Descoberta dos Raios X. A radiação X no desenvolvimento científico e na sociedade, Lisboa, Universidade Nova, 1995, pp. 61-62 +

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António João Cruz, “Do certo ao incerto: o estudo laboratorial e os materiais do políptico de S. Vicente”, in Nuno Gonçalves. Novos Documentos. Estudo da pintura portuguesa do séc. XV, Lisboa, Instituto Português de Museus – Reproscan, 1994, pp. 41-45 +

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