Ciarte > Outros recursos > Biblioteca digital >

Apresentação da biblioteca digital

Apresentação

Aos poucos, têm vindo a ser disponibilizados na internet, com livre acesso, diversos livros técnicos antigos em português no âmbito de alguns programas de digitalização de fundos antigos. Esses livros estão, portanto, dispersos por vários locais, muitas vezes quase perdidos no meio de grandes colecções de temática muito variada, outras vezes em locais onde não esperaria.

Além disso, muitos desses programas de digitalização de livros antigos têm como principal objectivo o número de obras digitalizadas e não a qualidade das digitalizações ou da forma de apresentação. Por isso, frequentemente falta a esses objectos digitais aspecto agradável à leitura e por vezes, mesmo boa legibilidade, como ilustram as figuras seguintes.

  
  

Noutros casos, ainda, as obras são acessíveis página a página e não podem ser directamente guardadas num ficheiro pdf que facilite o seu uso posterior.

Aproveitando o que tenho feito para uso pessoal, pretendo disponibilizar aqui diversos livros técnicos antigos publicados em português (originais e traduções)  com melhor qualidade do que se encontra noutros locais. Isto significa fac-símiles em formato pdf tanto quanto possível com o aspecto de um livro actual, isto é, com texto preto sobre fundo branco, elevada resolução, mancha gráfica centrada, página sem marcas e, sempre que possível, texto pesquisável (obtido por reconhecimento óptico de caracteres, ainda que sem qualquer correcção). Embora nalguns casos tenha feito digitalização de exemplares da minha biblioteca pessoal, em muitos casos usei as imagens disponibilizadas na internet e, por isso, fiquei limitado pela qualidade das mesmas, ainda que tenha tentado usar as melhores imagens disponíveis (que nem sempre são as de acesso mais directo). Por outro lado, não obstante as preocupações com a resolução, tentei obter ficheiros com dimensão reduzida. Em suma, não obstante todas as limitações, pretendo que estas sejam as melhores cópias digitais disponíveis, pelo menos, com acesso livre.

Esta biblioteca irá crescendo à medida das possibilidades de tempo e de matéria-prima.

A designação “literatura técnica” é aqui entendida de forma muito lata, englobando todas as obras com informação relevante sobre as técnicas e os materiais usados no passado.

As obras aqui disponibilizadas com acesso livre estão no domínio público, pois os seus autores morreram há, pelo menos, 70 anos.

Obras disponíveis

Alguns dados técnicos

Sem pretensão de sistematização, segue indicação das principais bibliotecas digitais de acesso livre onde obtive as imagens que estão na origem dos documentos aqui disponibilizados (sem as quais muitas das obras não estariam aqui), bem como indicação do principal software usado no tratamento das imagens e na criação dos ficheiros pdf.

Bibliotecas digitais:

Software utilizado: