Ciarte > Conferências e comunicações >

Outras comunicações orais

 

Maria Aguiar, Ana Calvo Manuel, António João Cruz, “As Academias e as suas implicações na representação da figura humana por Aurélia de Sousa”, III Colóquio Coleções de Arte em Portugal e Brasil. As Academias de Belas-Artes do Rio de Janeiro, de Lisboa e do Porto, 1816-1836: Ensino, Artistas, Mecenas e Coleções, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 7 a 9 de Novembro de 2016

Ana Cristina Seco de Morais, António João Cruz, Carla Rego, “O contributo da conservação e restauro para o conhecimento da história de um objecto: o caso de um biombo com características orientais em madeira policromada”, I Congreso Iberoamericano de Historia del Mueble, Universidad de Oviedo, 20 a 22 de Outubro 2016

António João Cruz, Maria Teresa Desterro, “O ensino da Conservação e Restauro e os problemas de articulação curricular – o caso do Instituto Politécnico de Tomar”, III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora, Universidade de Évora, 11 a 14 de Novembro de 2015

Erica Eires, António João Cruz, Carla Rego, “O teatro da ética e da memória: problemas de intervenção no ‘Tríptico da Vida de Cristo’, da igreja de São João Baptista, em Tomar, atribuído ao entorno de Quentin Metsys”, III Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauro, Évora, Universidade de Évora, 11 a 14 de Novembro de 2015

Erica Eires, António João Cruz, Carla Rego, Maria Teresa Desterro, Sónia Costa, António Candeias, “The material and the image: overpainting and retouching in the ‘Life of Christ’ triptych belonging to the church of Saint John, the Baptist, in Tomar”, RECH3 – III International Meeting on Retouching of Cultural Heritage, Porto,  Museu Nacional de Soares dos Reis, 23 a 24 de Outubro de 2015

Maria Teresa Desterro , António João Cruz, “O ensino da Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar: desafios e perspectivas”, Sínteses e Perspectivas para a Conservação e Restauro em Portugal – Jornada Comemorativa do 20º  Aniversário da ARP, Lisboa, Museu da Farmácia, 18 de Setembro de 2015

Carolina Barata, Fernando Rocha, António João Cruz, Slávka Andrejkovicová, Solenn Reguer, José Mirão, António Candeias, “Gilding materials of erudite and popular retables from the baroque in Oporto diocese”, GILT-EnArt 2015 – International Conference on Gilding Materials and Techniques in European Art, Évora, Universidade de Évora, 25 a 27 de Maio de 2015

Maria Aguiar, Ana Calvo, António João Cruz, António Candeias , José Mirão, “Pigments from a paint box from the atelier of the Portuguese painter of the early twentieth century, Aurélia de Sousa”, GILT-EnArt 2015 – International Conference on Gilding Materials and Techniques in European Art, Évora, Universidade de Évora, 25 a 27 de Maio de 2015

Ana Cristina Machado, Leonor Loureiro, António João Cruz, “Study and intervention on two plain chant choir books from the Convent of Christ of Tomar, Portugal: the problems of the treatment of overlarge books”, Men and Books: From Microorganisms to Megaorganisms, European Research Centre for Book and Paper Conservation-Restoration, Horn, 2014 +

José Mendes, António João Cruz, António José Candeias, José Mirão, “Os azuis na pintura de Nuno Gonçalves”, IV Congresso de História da Arte Portuguesa, Lisboa, 2012 +

C. M. Soares, R. M. Rodrigues, A. J. Cruz, C. Rego, “Historical and material approach to the paintings at the Portugal National Library: contributions to the history of conservation and restoration of easel painting in the 19th century”, Euromed 2012 - International Conference on Cultural Heritage and Digital Libraries, Lemesos, Cyprus, 2012 +

José Mendes, António João Cruz, António José Candeias, José Mirão, Maria Luísa Carvalho, “As cores do Políptico de São Vicente, de Nuno Gonçalves”, 2nd International Workshop Physical and Chemical Analytical Techniques in Cultural Heritage, Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012 +

Helena Pinheiro de Melo, Jana Sanyova, António João Cruz, “An unusual glazing technique on a Portuguese panel painting from the second half of the 16th century: materials, technique and reconstructions”, ICOM-CC 16th Triennial Conference, Lisbon, ICOM, 2011 +

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “The diffusion of modern red pigments during the 19th century: analysis of portuguese technical literature”, Reusing the Industrial Past, ICOHTEC, TICCIH & Worklab Joint Conference, Tampere, 2010 +

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “Green pigments: Tradition and modernity in painting according to Portuguese 19th century technical literature”, YOCOCU 2010. Youth in Conservation of Cultural Heritage, Palermo, 2010 +

Ana Cudell, Patrícia Moreira, Margarida Rossi, Ana Martins, Jorgelina Carballo, Manuela Pintado, Ana Calvo, António João Cruz, “Problemas de conservación en pintura contemporánea: estudio de dos pinturas de Pedro Cabrita Reis con contaminación por microorganismos”, Conservación de Arte Contemporáneo. 11ª Jornada, Museo Reina Sofía, Madrid, 2010 +

Maria Aguiar, António João Cruz, Ana Calvo, Jorgelina Carballo, “Painting on cardboard in the beginning of the XX century, in Portugal: Aurélia de Souza, a forgotten artist on a time of technical changes”, VIII Congreso Ibérico de Arqueometría, Facultad de Ciencias Sociales y Humanas, Teruel, 2009 +

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “O desenvolvimento da ciência e da técnica no séc. XIX e os pigmentos amarelos usados em pintura em Portugal segundo a literatura técnica”, Scientiarum Historia II. Encontro Luso-Brasileiro de História das Ciências, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009 +

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “Traditional and modern blue pigments in Portuguese 19th century technical literature”, YOCOCU 2008. Youth in Conservation of Cultural Heritage, Italian Association of Conservation Scientists - Italian Chemical Society, Rome, 2008 • Ver mais

José Mendes, António João Cruz, Ana Guilherme, Sofia Pessanha, Maria Luísa Carvalho, “Energy dispersive X-ray fluorescence spectrometry study of the paintings attributed to Nuno Gonçalves”, Cultural Heritage: Applications on Conservation-Restoration, Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa, 2008

A. S. Silva, R. Veiga, P. Adriano, A. Magalhães, J. Pires, A. Carvalho, A. J. Cruz, J. Mirão, A. Candeias, “Characterization of historical mortars from Alentejo’s religious buildings”, HMC08 - 1st Historical Mortars Conference, LNEC, Lisboa, 2008 • Ver mais

José Mendes, António João Cruz, Ana Guilherme, Sofia Pessanha, Maria Luísa Carvalho, “The colours of the 15th century paintings attributed to Nuno Gonçalves”, Colours 2008 - Bridging Science with Art, Universidade de Évora, Évora, 2008 • Resumo (pdf)

Sónia Barros dos Santos, António João Cruz, “New pigments in the 19th century painting according to the technical treatises published in Portugal”, Colours 2008 - Bridging Science with Art, Universidade de Évora, Évora, 2008 • Resumo (pdf)

Helena Pinheiro de Melo, António João Cruz, “The colours of a 16th century panel painting, attributed to Francisco João, from the Church of Pavia (Mora, Portugal)”, Colours 2008 - Bridging Science with Art, Universidade de Évora, Évora, 2008 • Ver mais

Carolina Barata, António João Cruz, M. H. Mendonça, Jorgelina Carballo, “A rare pigment in an unexpected place: realgar in a Portuguese baroque sculpture with non-erudite features”, Colours 2008 - Bridging Science with Art, Universidade de Évora, Évora, 2008 • Resumo (pdf)

Sofia Pessanha, Ana Guilherme, Marta Manso, Milene Gil, José Mendes, António João Cruz, António Candeias, José Mirão, Mário Costa, Maria Luisa Carvalho, “Pigment identification on artworks by EDXRF”, Colours 2008 - Bridging Science with Art, Universidade de Évora, Évora, 2008 • Resumo (pdf)

Carolina Barata, António João Cruz, Jorgelina Carballo, Maria Eduarda Araújo, Vítor Teixeira, “Forma e matéria: a escultura barroca de Santo Estêvão do Museu de Santa Maria de Lamas, Portugal”, V Congresso do CEIB - Centro de Estudos da Imaginária Brasileira, Vitória, 2007 +

P. M. Gonçalves, M. H. Mendonça, A. J. Cruz, J. Pires, A. P. Carvalho, “Synthesis of Artists’ Pigments Following Ancient Recipes: White Lead”, 41th IUPAC World Chemistry Congress, Turin, 2007

Carolina Barata, Jorgelina Carballo, António João Cruz, Ana Calvo, Eduarda Araújo, Vítor Teixeiraís Bravo, “Materials and techniques used in three polychrome Baroque wooden sculptures from Baião, Portugal”, Technart 2007 - Non-destructive and  Microanalytical  Techniques in Art and Cultural Heritage Research, Lisboa, 2007

C. Dalmau, L. Matias, A. Carvalho, J. Pires, A. J. Cruz, “Estudos de adsorção de azoto em argamassas antigas da Igreja de S. Gião (Nazaré)”, XXXI Reunión Ibérica de Adsorción, Tarragona, 2006 • Capítulo do volume de actas (pdf)

Luís U. Afonso, António João Cruz, “Ibn Hayyim's O Livro de Como se Fazen as Cores (1262)”, Craft treatises and handbooks: the Dissemination of technical knowledge in the Middle Ages. International Symposium, Córdoba, 2005

António João Cruz, João Pires, Ana Paula Carvalho, Manuela Brotas de Carvalho, “Estudo da capacidade de materiais para adsorver vapores de ácido acético com vista à prevenção da alteração dos objectos de chumbo conservados em museus”, XVII Reunión Ibérica de Adsorción, Universidad de Léon, Léon, 2002 • Resumo (pdf)

António João Cruz, “Imagens perdidas, imagens achadas: pinturas reveladas pelos raios X no Instituto José de Figueiredo”, Simpósio Comemorativo dos 100 Anos da Descoberta dos Raios X, Museu da Ciência da Universidade de Lisboa, Lisboa, 1995 • Resumo

 

Nota: No caso de comunicações em co-autoria, está sublinhado o autor responsável pela apresentação oral.